top of page

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo.


Autor: Benjamin Alire Sáens

Editora: Seguinte

Páginas: 390

Nota: 4/5

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Sendo sincera, comprei o livro porque achei a capa linda, e o título havia chamado bastante minha atenção. Mas, acho que por justamente não ter tantas expectativas, acabei me surpreendendo bastante.

Aristóteles (ou Ari), é um menino extremamente depressivo, pessimista, que passa seus dias reclamando da vida, guardando todos os seus sentimentos para si, evitando o máximo possível ter uma vida social, e remoendo um sentimento muito ruim em relação aos seus pais que não falam nada a respeito de Bernardo, seu irmão que está preso desde que Ari tem quatro anos de idade.

"Quero que as pessoas me digam o que sentem, mas não sei ao certo se quero fazer o mesmo". Pág. 214

Porém, tudo se transforma quando, um belo dia, Ari resolve ir a um clube nadar e encontra Dante, um menino extremamente gentil, inteligente, bem humorado, apaixonado por livros (comecei a gostar dele a partir daí) e por artes e que muda a vida de Ari para sempre.

A amizade que se desenvolve entre os dois, é absurdamente linda, porque passamos a perceber que apesar de possuírem personalidades distintas (tipo água e óleo), os dois completavam-se de uma maneira inexplicável.

Ao mesmo tempo que achei isso lindo, fiquei um pouco chateada, porque atualmente é difícil encontrar uma amizade que está ao seu lado por gostar de sua companhia, pela parceria, pelo carinho, e não por aquilo que você pode beneficiá-la.

Um ponto que achei bastante interessante é participar do amadurecimento dos personagens, já que a história se desenvolve no período que eles fizeram 15 até os 18 anos. Então podemos sentir como se fôssemos "parte da história" e acompanhar diversas incertezas que o Dante e o Ari tem, que possivelmente todas as pessoas passaram ou passarão.

Então, aqui vai meu conselho: se você é do tipo de pessoa que tem uma certa dificuldade de falar sobre seus sentimentos, de ter uma vida social, esse livro foi feito para você. Muitas situações que ocorrem em nossas vidas que parecem estranhas e nos faz sentir uma peça que não se encaixa nesse quebra-cabeça chamado sociedade, pode ser algo normal, e este livro pode ajudá-lo (a) a compreender alguns problemas, se aceitar e se descobrir.

"Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões".

Os livros podem ser grandes e amigos, e, assim como ocorreu com Dante de Aristóteles, te auxiliar a descobrir todos os segredos do Universo.


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page