top of page

O ano em que disse SIM - Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa.

Autora: Shonda Rhimes

Páginas: 254

Editora: Best Seller

Todos passamos por momentos que são verdadeiras "metamorfoses", momentos em que muitas coisas deixam de fazer sentido, perdem a graça e, questionamos por qual motivo nascemos, qual é a nossa missão, se em algum momento faremos a diferença na vida do próximo, se algum dia teremos alguém para compartilhar nossas loucuras, ou se estamos apenas ocupando espaço na Terra.

Cheia de bom humor, com uma escrita incrível, Shonda nos introduz nos bastidores de sua vida, que era baseada em esconder-se, em dizer NÃO à todas as oportunidades que lhe eram oferecidas, pelo simples medo de sair de sua zona de conforto,

"O que quer que fosse aquela faísca que torna cada um de nós vivos e únicos... a minha tinha se apagado. Roubada, como quadros na parede. A chama tremeluzente, responsável por me acender por dentro, por me fazer brilhar e me manter aquecida... Minha vela tinha sido assoprada. Eu estava fechada. Estava cansada. Estava com medo. Pequena. Silenciosa." Pág. 40

Sair de uma zona de conforto não é nada fácil, tudo aquilo que é novo nos causa medo e uma certa estranheza. Os "nãos" que Shonda dizia, iam desde suas roupas, suas filhas, as entrevistas, enfim, tudo. A melhor parte é que passamos sentir como se fôssemos amigos da autora, e diversas vezes parei para refletir o quanto ter tido NÃO a diversas oportunidades fez com que eu deixasse de viver experiências incríveis.

Quantas vezes passamos horas, dias, meses, até anos sonhando, colocando projetos no papel e não tomamos nenhuma atitude para que estes sonho tornem-se realidade? E por qual motivo fazemos isso? temos medo de quê? do julgamento alheio? de ouvir um não? do fracasso? Tudo isso faz parte da vida. Não poucas vezes nos tornamos derrotados muito antes de colocarmos um plano em prática, porque temos quase que um certo prazer em nos sabotarmos.

"[...] Sonhos são lindos. Mas são APENAS SONHOS. Passageiros. Efêmeros. Lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança. Lição um: DESCARTE O SONHO, SEJA UM REALIZADOR, NÃO UM SONHADOR." Pág. 80

Mudar o rumo de nossas vidas, dizer sim à coisas que nos apavora pode ser algo extremamente positivo, e acredite, te transformará para sempre. Mas, revelará quem são as pessoas que estão em sua vida, porque, mais do que saber quem está ao seu lado nos momentos ruins, é importante dar um passo para traz e analisar quem aplaudirá em pé (e de forma sincera) suas vitórias.

Para finalizar, deixo o vídeo da Shonda explicando a respeito do sim mais importante de sua vida: brincar com suas filhas. Espero que cause reflexão, impacto, e mais do que isso: um SIM a tudo que te apavora. E aí, quer brincar?


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page