top of page

Qual é a tua obra?


Autor: Mario Sergio Cortella

Páginas: 142

Editora: Vozes

Nota: 5/5

"A idéia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra... Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho".Depois do sucesso de "Não Nascemos Prontos" e "Não espere pelo epitáfio" Mário Sergio Cortella publica, também pela Editora Vozes, um texto envolvente sobre as inquietações do mundo corporativo Neste livro o autor desmistifica conceitos e pré-conceitos, e define o líder espiritualizado, como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.

Iniciamos o livro com um maravilhoso prefácio da filha do autor, porque muitas vezes deixamos nossa vida tomar um rumo que não esperávamos, colocamos o dinheiro a frente de nossa felicidade e trocamos os nossos valores por poder.

"Qual é a tua obra? é ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Encontrar-se naquilo que faz? Ser humilde? Combater o bom combate? Ser íntegro? Distinguir o que é essencial do que é fundamental?".

O professor Cortella nos ajuda a raciocinar com questões que vão desde religiosidade, carreira até sexualidade e como um bom filósofo não nos dá resposta para absolutamente nada, mas trás inquietações que nos faz ter cada vez mais dúvidas, e, logo, logo você perceberá o quanto é benéfico ter dúvidas.

O livro é dividido em três partes: gestão, liderança e ética. Na primeira parte, o autor explica o quão importante é ter uma boa gestão, pois, a partir dela grandes líderes são forjados, mas, tudo se inicia a partir de algo muito importante: humildade. E humildade é enxergar o outro como uma fonte de renovação, é saber que o outro tem a capacidade de te ensinar. Até a física quântica é utilizada para aqueles que se acham. Quer ver só?

"[...] Aliás, é sempre nesses casos que entra a cena o famoso "sabe com quem você está falando?" "Você" , seja quem for, é apenas um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie entre outras 3 milhões já classificadas, que vive num planeta que gira em torno de uma estrela, que é apenas uma entre 100 bilhões que compõem uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. E ainda tem gente que se acha..." Pág. 27

Um líder precisa ter a capacidade de fazer com que o outro sinta-se parte do todo, sinta-se importante, animado (a), porque os valores que estão presentes em nossa sociedade faz com que as pessoas sintam-se cada vez menos realizadas em suas carreiras, levando-as a enxergar o trabalho como uma verdadeira tortura, não como um prazer.

"[...] Em uma sociedades assim, montadas com base no sistema escravocrata, a própria ideia de trabalho remete à escravidão. Portanto, trabalho é coisa menor, indecente, imoral, ou de gente que está sendo punida." Pág. 18

E por fim, Cortella desvenda o terreno da ética com apenas uma pergunta que ajudará a resolver diversos problemas pessoais e profissionais. Quero? Posso? Devo? Afinal de contas, quanto mais enraizado forem seus valores, mais fácil será de resolver questões aparentemente complexas e inspirar o próximo a fazer o que é correto.

"Há pessoas que apequenam a vida, apequenam com o preconceito, apequenam com a arrogância, apequenam com a venda da própria alma". Pág. 140

Posso afirmar que este é um dos melhores livros que já li, pois tive a oportunidade de questionar o rumo que estava deixando minha vida tomar, as atitudes que faziam com que eu deixasse de enxergar o outro como uma fonte de renovação. E finalmente eu pergunto: Qual é a tua obra?


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page