top of page

Um dia: uma história sobre amor e perda.


Autor: David Nichols

Editora: Intrínseca

Páginas: 416

[if lt IE 9]> <![endif]

StartFragmentDexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Antes de começar a resenha, quero fazer um pedido: apenas leiam esse livro. Os personagens principais, Emma e Dexter podem ser qualquer um de nós, e, ao realizar a leitura, ou assistir o filme (que é tão incrível quanto o livro), você pode perceber o quanto é essencial para alguém, e vice-versa, que as vezes vale a pena se esforçar para manter alguém importante ao seu lado.

Então vamos lá: Emma e Dexter se conhecem no dia 15 de julho de 1988 em suas formaturas na faculdade, e de cara, conseguimos perceber o quanto os dois possuem personalidades e opiniões completamente diferentes. Mas, Isso não é ruim, pois, essas diferenças os tornam incríveis, porque a sanidade de Emma, que pretende ter um bom emprego, viver a vida de uma forma "correta", sem fazer loucuras, se encaixa perfeitamente com a loucura de Dexter, que aproveita a vida como se não houvesse amanhã, e que muitas vezes é um pouco infantil, por não medir consequências dos seus atos, e o quanto isso pode afetar todas as pessoas que o cerca.EndFragment

Apesar de a história ser contada uma vez por ano, ou seja, todo dia 15 de julho, temos a sensação que o autor contou todos os dias, porque cada acontecimento é extremamente marcante, e, sinceramente da muita vontade de viver tudo isso. As escolhas dos personagens, acaba trazendo experiências boas, perdas, e podemos perceber no decorrer da história o quanto, à sua maneira, os dois amadureceram.

Sem ser aquele "amor romântico", aquele relacionamento idealizado, e digo também em relação a amizade, passamos a avaliar nossas escolhas, e percebemos o quanto algumas pessoas são essenciais em nossas vidas, e, que, apesar das voltas que o mundo dá, assim como Emma e Dexter, simplesmente não conseguimos viver sem elas.


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page