top of page

Marina

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Páginas: 189

Editora: Suma das Letras

Imagem: Site Borboletas na Carteir

Sinopse: Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor.

Mais de uma pessoa havia indicado este livro, e durante muito tempo pensei duas vezes antes de comprá-lo, e, sinceramente tenho um sentimento: arrependimento, pois deveria ter lido esse livro incrível na primeira recomendação.

Óscar Drai é um menino de 15 anos, morador de um internato, acostumado com uma vida monótona, até que em uma de suas caminhadas pela velha Barcelona, ouve uma linda voz, e decide entrar em uma mansão que acreditava estar abandonada. Mas, era a casa de duas pessoas que se tornariam mais que amigos, uma família, já que a a família de Óscar não se importa tanto com ele.

Óscar conhece Marina, uma menina encantadora, e com lindos olhos acinzentados, e seu pai, Gérman, um pintor extremamente inteligente, e que não confia nem um pouco em tecnologias.

“[...] Afinal de contas, que tipo de ciência é essa, capaz de colocar um homem na lua, mas incapaz de colocar um pão na mesa de cada humano? ”. Pág. 34

Marina não é uma obra que envolve apenas amizade, há um quê de mistério, porque Marina e Óscar, ávidos por aventuras, começam a seguir uma dama de preto que ia ao cemitério e deixava uma rosa vermelha em um túmulo que tinha apenas o símbolo de uma borboleta negra, e aí a coisa torna-se realmente misteriosa e assustadora.

“[...] Aqui estão as lembranças de centenas de pessoas, suas vidas, seus sentimentos, suas ilusões, sua ausência, os sonhos que nunca conseguiram realizar, as decepções, os enganos e os amores não correspondidos que envenenaram suas vidas... Tudo isso aqui, preso para sempre”. Pág. 25

Ao seguir essa dama, os dois trazem à tona uma história esquecida há muito tempo, e, apesar do medo, eles não podem mais voltar atrás e tem que arcar com as consequências de sua curiosidade e espírito aventureiro.

Esse é o livro que recomendaria a todas as pessoas, uma vez que o Carlos Zafon conseguiu mostrar que aquela pessoa que passa ao nosso lado, e é alguém “fora dos padrões”, ou simplesmente invisível, pode ser dona de uma história incrível e tornar-se alguém inesquecível.

“Todos nós temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu. ” Pág. 08

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page