top of page

O Pianista


Hoje, a resenha vai um pouco além, ou talvez, meu querido( a) você já saiba até do enredo do que será citado. Teremos a deixa de lhe trazer trechos do filme O Pianista (2002), dirigido por Roman Polanski e estrelado pelo ator Adrien Brody, que interpreta o personagem Władysław Szpilman.

Digo que sou suspeita para fazer a resenha desse maravilhoso clássico, principalmente aos que tanto se tocam com a Segunda Guerra Mundial, afinal, as apresentações neste drama ao assunto não são poucas.

O enredo do filme traz a tona a vida de um famoso pianista judeu (Władysław Szpilman), que ganha a vida com seus dedilhados ao lado de sua família em plena adorada e inteligente Alemanha, mas que está prestes a ver seu povo perecer o maior mal da história de todo o mundo.

O pianista retrata a vida de um sobrevivente em meio a milhões de mortos na Alemanha Nazista, ao qual a sobrevivência é jogada entre poeiras e escombros e subjugada a entender o porquê de tanto mal em um povo que não teve meios de gritar por ajuda. A experiência é um tanto penosa.

O telespectador é conduzido pelo pianista desde o começo do filme e é convidado a participar de todas as intenções aplicadas em um período de mutilação aos judeus, somos ainda tomados por grande desconforto sentindo a dor de uma vida que tenta desesperadamente escapar da morte com poucas ajudas e grandes desesperos.

Creio eu na música, a música dos pianos que esse judeu e muitos outros ouviram em tempos sadios. A autobiografia retratada pelo filme traduz o massacre, a rejeição, o preconceito, as mortes em massa, a fuga, as associações privadas pondo-se contra ao governo de Hitler e a emoção da tentativa de salvação de apenas uma alma fugitiva pelas paredes marcadas de sangue em uma Alemanha assombrosa.

Convido todos vocês há conhecerem um pouco mais sobre esse período, sobre o olhar de quem vivenciou, e sobre uma obra-prima do cinema que vai com certeza fazer você se emocionar do começo ao fim, bem-vindos ao clássico "O Pianista".

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page