top of page

Gomorra


Título: Gomorra

Autor: Roberto Saviano

Editora: Bertrand Brasil

Páginas: 350

Nota: 5/5

Decidi ler o livro Gomorra por indicação de uma professora da faculdade.

O livro é praticamente um clássico, já vendeu mais de dois milhões de exemplares, além de ter dado origem a um filme que ganhou entre outros prêmios o festival de Cannes em 2008.

Gomorra foi escrito por um jornalista chamado Roberto Saviano, conta a história real do mesmo, que se infiltrou na perigosa e violenta máfia italiana afim de dar um relato sincero sobre o que viu ali.

Saviano, pagou e paga até hoje um alto preço pela sua coragem: É perseguido constantemente pela máfia, e vive sob proteção policial.

Os desdobramentos do livro são muito interessantes, além de falar principalmente sobre a máfia napolitana, cita em muitos momentos a máfia chinesa, e faz links com grandes pensadores econômicos; Quando por exemplo liga uma situação dos produtos chineses que chegam ao porto de Nápoles, e por não ter impostos acabam custando muito menos ao consumidor final, com um pensamento do grande economista John Maynard Keynes.

Gomorra, em um trocadilho esperto com a Camorra, que dá nome a máfia, é um relato diferente do que podemos encontrar em livros didáticos ou alguns filmes, pois trata-se de um retrato sincero e verdadeiro de alguém que esteve nas entranhas da organização; Eu diria ainda que Gomorra pega em muitos momentos o leitor pelo pescoço e o deixa sem ar com algumas passagens.

É quase impossível ler esse livro e não se pegar pensando da onde pode ter vindo aquela roupa ou acessório quando vamos a uma loja de utilidades.

Interessante ressaltar que Saviano nos fala como as mercadorias que a máfia transporta e comercializa foram mudando através do tempo. Há algumas décadas era comum tratar-se de cigarros por exemplo, mas ao tempo que Roberto esteve dentro do movimento, o que muito se via eram coisas comuns que usamos no dia-a-dia além de roupas.

Existiam esse tipo de mercadoria, além de drogas, corpos e resíduos químicos.

O livro fala sobre as ligações da Camorra com vários países, como Estados Unidos, China e Brasil. Além de comprovadas ligações com as FARC.

A ligação do Brasil viria através do narcotráfico, a droga produzida na Colômbia passa pelo Brasil antes de chegar aos portos italianos, seria como dizer que o Brasil determina o preço do pó.

Os membros estão em diversas camadas da sociedade, tratam-se de políticos, estilistas, chefes de estado.

Isso acontece, principalmente para dificultar uma possível “sepultação” da máfia.

Dos cadáveres á alta costura, passando por Las Vegas, e não esquecendo as luxuosas festas regadas a todo tipo de droga, as toneladas de pó, tudo chegando por enormes contêineres ilegais aos portos napolitanos.

Esse é o relato da Camorra, por o inteligente e corajoso Roberto Saviano.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page